Acontece

St. Patrick's Day

03/03/2015

St. Patrick's Day

Dia 17 de março, tanto a Irlanda quanto os Estados Unidos celebram uma data muito especial: o St. Patrick's Day (Dia de São Patrício), data que homenageia o monge homônimo que foi um dos maiores responsáveis por disseminar o cristianismo na Irlanda ainda no século V, quando a religião em questão ainda era vista por muitos como um culto estrangeiro.

 

Como a cultura religiosa irlandesa gira em torno do catolicismo há mais de um milênio, Patrick foi posteriormente canonizado e é hoje o santo padroeiro da Irlanda, cujas províncias ao norte continuam a entrar em conflito em uma disputa entre cristianismo e protestantismo.

 

Devido a crises internas políticas e ao evento chamado de Great Famine (Grande Fome) que assolou a Irlanda no século XIX, um grande movimento de emigração tomou conta do país, que viu muitos de seus habitantes zarparem para a promissora América – em especial, os Estados Unidos. Com isso, muito da cultura irlandesa foi integrada à cultura americana local, e se hoje o St. Patrick's Day mexe com o país norte-americano, temos os imigrantes irlandeses a agradecer pela festa.

 

Em ambos os países, a cor predominante nas ruas é o verde, cor símbolo da Irlanda. Nas regiões mais ao norte do país, como Boston, Chicago ou até mesmo Nova York, onde ainda reside uma concentração muito alta de descendentes irlandeses, diversas pessoas usam a cor durante o dia e aproveitam para lembrar suas origens. Outros ícones irlandeses como o Leprechaun e o trevo de três folhas (shamrock) também decoram a data, e diversas paradas são especialmente preparadas para o dia.

 

A Access International deixa aqui sua homenagem ao povo irlandês e sua fascinante história, assim como o incrível legado cultural que a nação já proporcionou à tradição ocidental.