Acontece

Alunos do PEC 5 participam do projeto global “Flat Stanley ”

13/05/2016

Alunos do PEC 5 participam do projeto global “Flat Stanley ”

Alunos do PEC 5 participam do projeto global “Flat Stanley ”

Os primeiros meses de 2016 começaram com muitas descobertas e aprendizado para os alunos do PEC 5, projeto bilíngue Ábaco-Access que oferece período integral cinco vezes por semana para crianças do minimaternal ao 4º ano.

Em fevereiro, as crianças participaram do “Flat Stanley Project”. A ação, trabalhada de forma pioneira pela Access International, conecta crianças de todos os continentes por meio de cartas com informações sobre a rotina e a cultura dos países onde vivem.

Por três meses, os alunos aprimoraram o vocabulário relacionado aos meios de transporte, comidas, lugares turísticos do mundo todo, unidades de medida, geografia e muito mais. Neste mesmo período, a escola recebeu cartas dos Estados Unidos e da Inglaterra e os professores trabalharam as respostas semanalmente com os estudantes. Tudo isso foi feito com a ajuda do personagem “Flat Stanley”, um garoto curioso, aventureiro que, por ser achatado, faz o que mais adora: viajar pelo mundo inteiro dentro de cartas conhecendo vários lugares, pessoas e culturas.

 “Foi muito gratificante ver o interesse dos alunos em conhecer outros lugares do mundo por meio do Projeto. Eles praticaram a leitura, a escrita, a pronúncia, o vocabulário novo e se aprofundaram em culturas diferentes, sempre muito empolgados. Quando os alunos de 3º e 4º ano tiveram a chance de escolher para onde gostariam de enviar o Flat Stanley que criaram, eles perceberam naturalmente que quem fala inglês pode se comunicar com o mundo inteiro, e não só com pessoas que falam inglês como primeira língua”, afirma a professora Drielly L. Fernandes

“Temos trabalhado há anos com o Flat Stanley Project e a cada ano descobrimos um mundo cheio de possibilidades de exploração. Levamos nossos alunos a “cuidar” de um novo amigo estrangeiro e apresentar nossa escola para ele, bem como mostrar a nossa rotina em sala de aula, as dependências de nossa escola, o clima e a temperatura da nossa cidade, os festivais que celebramos durante o semestre...

E para finalizar, deixamos a seguinte reflexão: será que poderíamos ser “flat”? Como seria a nossa vida se fossemos achatados? É muito gratificante ver o resultado da reflexão dos alunos quanto a essa questão”, afirma a professora Vivian Z. Pfeifer

Confira o depoimento de alguns de nossos alunos sobre esse fantástico projeto!

 

“Gostei muito porque posso conhecer crianças de outros países.” (Beatriz Macarielli Diaz – Junior 1)  

“Eu gosto de mandar cartinhas, da historia do Flat Stanley e conhecer outros países.“ (Isabela Trevelato Augusto – Kids 5)               

“Eu acho legal porque a gente manda cartas para outros países.” (Aisally Maria Bianchini da Silva – Kids 5)

“É legal, gostei de ler o livro, ele ficou `flat`. Podemos fazer cartas e mandar para outras crianças.” (Ian Girão Bustos Rossi – Kids 5)          

“Gostei de fazer o desenho do livro que vamos mandar.“ (Giovanni Witkowski Gasporoto – Kids 5)

“Wonderful. Eu achei legal porque posso interagir com pessoas de outras nationalities.” (Caio Livramento Alves – Junior 3)               

“Legal porque a gente fala com pessoas de outros países.” (Caroline Carvalho Cabrera – Junior 1)            

“Eu achei muito legal e interessante. É um livro muito bom.“ (Gabriel Lins Martins – Junior 1) 

“Eu gostei de conhecer outros paises e falar sobre o nosso pai na carta.“ (Isabela Quiroga Matias – Junior 3)   

“Wonderful! Eu gostei de colorir o Flat Stanley.“ (Kaique Candido Peim – Junior 3)       

“Eu achei bem legal porque conhecemos novos paises e novas palavras.“ (Leticia Maciel Ribeiro – Junior 3)    

“ O que eu mais gostei foi de poder tirar foto com o Flat Stanley pela escola.” (João Pedro Mei Santana – Kids 4)          

“Eu mais gostei de desenhar o Flat Stanley. Os shoes dele parecem two black pencils.” (Gustavo Souza Dreibi – Kids 4)

“Gostei muito do projeto porque pudemos tirar fotos com o Flat Stanley e depois mandamos ele de volta pra casa dele.” (Luísa Courtouke Bigheti – Kids 4)

“Eu gostei mais da Flat Stella. A Flat Stella é a namorada do Flat Stanley.” (Vinícius Degasperi Guilhen Cardoso – Kids 4)

“Gostei muito de poder apresentar a minha escola pro Flat Stanley.” (Henrique Carapina de Araújo – Kids 4)

“Eu gostei quando a gente se desenhou sendo flat e tentamos entrar em um envelope.” (Pietra Gonçalves Barros Rocha – Kids 4)